Autocuidado: Um Compromisso com a Própria Existência
- bianca prado
- 12 de mai.
- 1 min de leitura
Como psicóloga, compreendo o autocuidado como um compromisso com a própria existência — um olhar integral e responsável para si.
Cuidar de si vai muito além do corpo, envolve também aspectos psicológicos, emocionais e espirituais. Mas é importante lembrar que nem sempre todas as formas de cuidado estão ao nosso alcance, e isso não deveria ser mais um motivo de cobrança.
Quando falamos do corpo podemos pensar no sono, alimentação, atividades físicas, descanso físico, acompanhamento médico, sempre que possível.
No aspecto psicológico e emocional podemos falar sobre autoconhecimento, descanso mental, respeitar os próprios limites, estar em companhias e ambientes que fazem bem.
No sentido espiritual não necessariamente iremos falar de religião, apesar dela poder se enquadrar aqui, mas principalmente da autenticidade, realização de valores e escolhas que tenham sentido para quem somos.
Na clínica, vejo que muitas dores têm relação profunda com os três aspectos citados, muitas vezes, o autocuidado que falta não é apenas no físico — mas também emocional e existencial.
Autocuidado é um ato de responsabilidade com a própria vida. É o compromisso diário de reconhecer suas necessidades, seus limites e seus valores. Às vezes, o autocuidado possível é dar um passo para dentro de si, reconhecer o que se sente, ou simplesmente não se abandonar.
✨ Uma pergunta para você refletir:
Como você tem conseguido cuidado de si nesses três aspectos?